Author Topic: Registos / fontes  (Read 2979 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline adelino madeira

  • VIP
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 7
    • View Profile
Registos / fontes
« on: September 03, 2022, 18:02:18 »
Boa tarde

Inicei uma genealogia há algum tempo. Utilizei o editor Cygnus e fui inserido os dados dos vários indivíduos da família com base  na pesquisa bibliográfica que fui fazendo.

Neste momento já inseri dados de duzentos e tal indivíduos (ID) e apercebo-me agora que deveria ter criado registos (ou fontes?) relativas aos dados que fui inserindo. Quando, apenas guardei no computador as cópias digitais das certidões que consultei, o que começa a tornar-se pouco prático...
O que é que me aconselham agora? Estive a consultar o Manual do Utilizador mas não percebi o que posso fazer agora.

Qualquer ajuda será bem vinda.
Antecipadamente agradecido
Adelino Madeira

Offline pmralbuquerque

  • VIP
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 19
    • View Profile
Re: Registos / fontes
« Reply #1 on: September 03, 2022, 19:17:06 »
Boa tarde,

Se bem percebi, criou os indivíduos, tem cópias dos registos e os dados gravados, mas não documentou as sua investigação.

Não deve ser um problema, basta criar as fontes, usando as cópias como referência. Terá depois de atribuir uma dessas fontes a cada peça de informação.

Pessoalmente, costumo criar uma fonte para cada livro paroquial, e.g. Paróquia X, Baptismos 1803. Como citação dessa fonte, utilizo a página e o número do assento, se existir. Nos livros mais antigos uso a posição, por exemplo, segundo assento da página esquerda.

Como repositório, que também deve ser criado, normalmente uso o arquivo distrital onde fiz a consulta.

Espero que tenha ajudado,
cumprimentos.

Offline adelino madeira

  • VIP
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 7
    • View Profile
Re: Registos / fontes
« Reply #2 on: September 04, 2022, 11:28:13 »
Obrigado pela resposta e pela rapidez com que o fez.

Ajudou, claro!
Mas agora o problema é outro: Como criar as fontes? Uma fonte por cada livro paroquial, ou uma fonte para cada documento?

Obrigado
Cumprimentos

Offline pmralbuquerque

  • VIP
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 19
    • View Profile
Re: Registos / fontes
« Reply #3 on: September 04, 2022, 11:40:16 »
Pelo que tenho encontrado, há quem o faça das duas maneiras.

Eu faço uma fonte para cada livro paroquial, seguindo aproximadamente as directivas aqui discutidas: https://www.evidenceexplained.com.

O documento, considero-o como sendo a citação da fonte. A vantagem é que podemos utilizar a mesma fonte para vários documentos, alterando só a citação para cada assento.

Por exemplo, os meus avós maternos são os dois da mesma terra e aproximadamente da mesma idade, pelo que há uma grande probabilidade de os assentos deles, dos pais deles, avós, etc. estarem nos mesmos livros paroquiais (entenda-se "fontes"). Basta-me depois adicionar os respectivos assentos como citação dessa fonte.

Aconselho a fazer como lhe parecer mais fácil. O importante mesmo, é documentar os seus achados.

Disponha sempre,
Cumprimentos

Offline adelino madeira

  • VIP
  • Jr. Member
  • *
  • Posts: 7
    • View Profile
Re: Registos / fontes
« Reply #4 on: September 04, 2022, 12:00:41 »
Obrigado